domingo, 18 de maio de 2014

AS DIFERENÇAS ENTRE PROFISSIONAIS E SUAS ESCOLHAS (Publicado no Jornal Fatos do Paraná em 10/2013)

      Com o passar dos anos, aprendemos muito sobre as pessoas e os diferentes tipos de profissionais que encontramos em nossas vidas, fazendo com que reflitamos no profissional que somos ou desejamos ser. O aprendizado é contínuo e nunca suficiente.
       
      Particularmente acredito existirem na face do planeta, apenas 03(três) tipos de profissionais, quando analisamos sob a ótica de como enfrentamos as oportunidades que certamente passam por nossas vidas.
       
       Importante frisar que para todos, oportunidades surgem e não somente uma vez, mas diversas vezes ao longo da vida e a forma de encarar ou não estas oportunidades é que diferenciam as pessoas, tanto pela sua condição econômica, social ou profissional. O livre arbítrio dos caminhos seguidos e forma com que encaram as decisões tomadas vão traçar o destino do profissional.

       Para o primeiro tipo de pessoa, as oportunidades aparecem, mas infelizmente ele não as enxerga, não reconhece o fato como uma oportunidade, e, portanto, não mudará sua vida, seguindo seu caminho sem buscar alterar seu “destino”.

       É o caso, exemplificando, do andarilho que passa em frente a uma casa elegante, ao meio dia, e sente o aroma da comida que exala pelo portão onde se visualiza um carro importado. Sem pestanejar, toca a campainha e, por coincidência é atendido pelo dono da casa, questionando-o: você tem um prato de comida? Estou com fome...

       O dono da casa, vendo o jovem e forte andarilho faminto, sem pestanejar responde: Lógico... lave meu carro que terá o prato de comida...

       Incrédulo e raivoso, o andarilho esbraveja: Você não tem coração? Olhe para seu carro, sua casa... Estou apenas pedindo um prato de comida e você quer que eu lave seu carro, aproveitando-se de mim? Você não merece o que tem...

       Pois bem, este primeiro exemplo é bastante emblemático, pois demonstra que o andarilho nem sequer se apercebeu a oportunidade que aquele senhor abastado estava lhe dando. Sabe qual? O de mostrar seu valor, sua capacidade de enfrentar desafios.

       Acaso aceitasse, lavando como ninguém o carro, certamente ganharia não só o prato de comida, como uma oportunidade de retornar para lavar outras vezes, ganhando para isto e que sabe tornar-se motorista do seu abastado e futuro patrão ou até casar com sua filha, pois todo pai deseja um genro valoroso, trabalhador e que enfrente a vida com determinação. Mas não, enxergou apenas o prato de comida e infelizmente seguirá seu caminho de porta em porta, pedindo, pedindo e pedindo...

       Para o segundo tipo de pessoa, oportunidades aparecem e ele sabe e reconhece como tal, mas tem medo de enfrentar, justamente porque, toda escolha na vida, demanda abrir mão de algo em troca do caminho escolhido. Ao optar por casar, abre-se mão da vida de solteiro; ao escolher estudar, abre-se mão da balada e assim em toda escolha que fizer.

       Todo desafio escolhido, tem possibilidade de sucesso ou fracasso, mas o segundo tipo de pessoa, sempre olha com pessimismo o futuro, perguntando-se: “e se der errado?”...

       Este tipo de pessoa, infelizmente é o de maior número na humanidade. Critica tudo e todos, vê com angústia e inveja o sucesso de outros, colocando defeito nas escolhas de terceiros e quando estes falham ou caem, com satisfação enfatizam: Eu disse, eu sabia que não daria certo...

       Criticam mas têm dificuldade de enfrentar desafios, arriscar, buscar seus sonhos. Fazem parte de uma massa e têm muitos concorrentes, pois como profissionais atuam com o trivial, o comum, sempre dentro de uma margem de segurança e, com o tempo, percebem sua frustração, mas admitem apenas quando deitam a cabeça no travesseiro. Estes terão uma vida comum, regrada, reclamando da concorrência, da quantidade de advogados e da conspiração que Deus certamente faz contra ele, que é, em seu entender, menos favorecido pela sorte.

       O terceiro e último tipo de pessoa, aceita desafios e busca seu caminho, vendo cada oportunidade e agarrando-a com afinco e confiança, fazendo tudo para que dê certo. Muitas vezes cai, mas imediatamente levanta-se em busca de novo desafio e oportunidade. Um dia, movido por sua determinação, tem o reconhecimento profissional fruto de muito trabalho, perseverança e confiança em si e no valor de sua escolha.

       Para este, não faltará trabalho, pois todos o querem em suas empresas ou parcerias. Este profissional entra em qualquer ambiente e é reconhecido. Não precisa dizer que é bom, pois todos o sabem, ganhando respeito e admiração na mente dos seus inimigos e invejosos. Tem liderança reconhecida naturalmente por terceiros. É simples, humilde, correto e ético, valorizando cada conduta e objetivo traçado e sempre enfrentando novos desafios com a mesma determinação de quando era jovem.

       São raros estes profissionais, e para eles a concorrência é outra oportunidade de mostrar aos seus clientes, parceiros, filhos, parentes e amigos, o quanto é valoroso. Não foca no dinheiro, mas na sua conduta profissional que certamente o levará a uma condição de vida abastada.

       O jovem profissional, precisa entender que o sucesso depende das escolhas que fazemos e de como enfrentamos os obstáculos para que estas escolhas sejam motivo de prazer, inspiração e modelo às futuras gerações. Não há possibilidade do reconhecimento profissional ser alcançado e solidificado, sem muito trabalho, determinação e crença no enfrentamento das oportunidades que aparecem em nossas vidas.

       Fica uma reflexão para o travesseiro: que tipo de profissional você escolheu ser?

José Antônio Cordeiro Calvo

Nenhum comentário: