domingo, 18 de maio de 2014

A OPORTUNIDADE DE MELHORAR O BRASIL (Publicado no Jornal Fatos do Paraná em 02/2014)

              O ano novo vem carregado de esperança em um mundo melhor, onde as pessoas possam entender que vivemos em um país sem igual, com riquezas e potencialidades que nenhum outro possui, tanto quando analisamos o aspecto das riquezas naturais, como no clima, aliado a um povo alegre e trabalhador.
                Toda esta esperança é fruto não de utopia, mas sim de uma crença em nosso país e nas potencialidades de seu povo, que enfrenta ano a ano as dificuldades e merece uma sorte melhor, em que pese os inúmeros desafios.
                Sabemos que problemas não faltam ao país, na mesma medida em que acreditamos em sua superação, característica do brasileiro, que é otimista e alegre por natureza.
                Entretanto, não basta esperança ou crença em um mundo melhor. Devemos concretizar nossos objetivos, como quem estabelece metas e busca cumpri-las ao longo do ano, para ao final reconhecer o sucesso decorrente da superação.
                Mas muitos se sentem impotentes diante dos problemas enfrentados  e assim acabam por desanimar na fixação ou mesmo cumprimento das metas, como quem visse o país de longe, como quem não tem força para contribuir para superação dos obstáculos, sentimento este compreensível diante das notícias diárias vindas dos meios de comunicação, especialmente quando falamos de corrupção, criminalidade, desemprego, caos na saúde, ausência de políticas públicas eficientes e um incessante desperdício de recursos públicos.
                Em vista da sensação de impotência, muitos acabam por desanimar e virar as costas aos problemas brasileiros, mantendo apenas a crítica, o discurso, deixando a prática de lado.
                Assim, muitos acabam por pensar que não poderão enfrentar os desafios, não percebendo que sua conduta e desânimo, como um câncer, acaba provocando um desânimo em todos os que o cercam, contaminando a todos com o refrão: o Brasil não tem jeito.
                Devemos não somente ter esperança, mas contribuir para a mudança e cada um de nós pode fazer a sua parte, culminando em o país melhor.
                O primeiro passo é acreditar. Como na teoria da atração, se pensarmos negativamente, atrairemos coisas negativas para nossa vida. Assim, acreditamos fielmente de que podemos mudar e vamos mudar o que está errado em nosso país.
                Não se trata de mera retórica, mas a certeza de que podemos praticar o bem, buscar soluções e fundamentalmente olhar para o próximo e não para si mesmo. Pensar no coletivo e não no individualismo.
                O segundo passo é perceber que grande parte dos problemas brasileiros decorrem de GESTÃO. Significa dizer que o gerenciamento da coisa pública é a chave para a solução da maioria dos problemas e de consequência um país melhor para os brasileiros.
                Como em uma empresa privada ou no nosso lar, a gestão da coisa pública, deve ser profissional e bem intencionada, pois gerir orçamentos, definir prioridades na solução dos problemas e fundamentalmente trabalhar muito é o segredo para o sucesso.
                Nosso Brasil é rico em pessoas e recursos financeiros e naturais. Devemos canalizar esta riqueza positivamente em benefício da população, sem medir esforços. Mas para isto, temos que entender os problemas e entender as necessidades de nosso povo.
                Embora trabalhoso, é possível atingirmos metas traçadas, com ética e boa intenção advinda nossos governantes, que devem representar efetivamente os interesses de seus cidadãos. E como uma corrente de energia positiva, convenceremos os incrédulos que é possível melhorar o país, como igualmente é viável e o que é mais importante, vale a pena lutar.
                A questão é você que está lendo este singelo artigo quer melhorar e sair de sua zona de conforto? Quer acreditar que podemos juntos buscar nosso futuro promissor? Ou continuaremos apenas criticando.
                Escolher bem nossos representantes é a primeira meta, pois eles é que definirão as metas e prioridades no trato da coisa pública, estabelecendo as políticas e investimentos que efetivamente melhorarão nossa condição de vida.
                Portanto, o primeiro passo para um Brasil melhor, muito mais do que assistir a copa do mundo, é concentrar nos candidatos que efetivamente tenham qualificação e competência para gestão dos recursos públicos, definindo as prioridades de acordo com os interesses efetivos da população.

                Vamos então começar o ano otimistas. O Brasil tem jeito, depende de nós !!!

Nenhum comentário: